O banco Itaú anunciou hoje, com exclusividade para a Época NEGÓCIOS, que irá patrocinar o Web Summit Rio, evento de tecnologia que acontece pela primeira vez no Brasil, entre os dias 1º a 4 de maio, no Riocentro. Será a primeira vez que o Itaú irá associar sua marca à do Web Summit, que tem seu evento principal em Lisboa – mas também organiza o Collision, em Toronto, e o Rise, em Hong Kong.



O anúncio veio acompanhado do lançamento de uma nova plataforma de inovação, que irá reunir todas as ações e iniciativas na área, incluindo, claro, o Cubo, e os patrocínios de eventos de prestígio no ecossistema. Além do Web Summit Rio, anunciado hoje, já está acertado também o patrocínio do SXSW (South By Southwest), que acontece de 6 a 9 de março, em Austin, no Texas.


“Esse tema da inovação esteve sempre presente na nossa história”, diz Renato Haramura, superintendente de Marketing Institucional do Itaú. “A primeira vez em que fincamos o pé no ecossistema foi com a criação do Cubo, em 2015. E daí vieram iniciativas como o Cubo Conecta e o Tech Founders. Mas, agora, estabelecemos essa conexão oficialmente como uma plataforma, algo que podemos mostrar tanto para os clientes quanto para o mercado.”



Renato Haramura, superintendente de Marketing Institucional do Itaú — Foto: Divulgação



A expectativa da empresa é mudar a percepção da marca, colocando o Itaú não mais como um banco, e sim como uma tech company. “Queremos que as pessoas vejam o Itaú como uma empresa de tecnologia, com todas as dimensões de inovação e de desenvolvimento de tecnologias, como são Google, Apple e Amazon, por exemplo. A ideia é que as pessoas façam essa conexão”, diz o executivo.


Segundo ele, uma pesquisa recente realizada pela marca mostra que o atributo da inovação é importante no momento de escolher uma empresa de serviços financeiros. “Sabemos que não dá para mudar essa visão de uma hora para outra, precisa de tempo”, diz Haramura. “Mas quem sabe nos próximos anos consigamos criar essa associação e ter esse impacto.”


Para isso, o banco já tenta o patrocínio de um terceiro evento internacional de negócios e tecnologia, a ser realizado no segundo semestre. “Não posso adiantar ainda qual é, porque não está confirmado”, diz o superintendente de Marketing.


Grandes expectativas




O Itaú terá um stand com conteúdos no Web Summit Rio — Foto: Getty Images

Dos dois eventos já anunciados, aquele que tem mais potencial de construção de marca é o Web Summit Rio, diz Haramura. “Todo mundo que vai estar lá é um cliente em potencial. Então, vamos ter ações de marca bem fortes.”


A principal delas será a criação de um estande com palestras complementares ao que estará acontecendo no palco principal. “Faço aqui uma associação com o Rock in Rio. Se lá usamos nosso estande para apresentar novos artistas, no Web Summit vamos levar convidados, e também pessoas do nosso time, para apresentar um conteúdo único, mas que vai conversar com os principais temas do evento. O Cubo terá uma participação importante na curadoria desses conteúdos”, afirma.


Sobre outras ações, Haramura diz que ainda estão em fase de planejamento, aguardando respostas da organização do evento. “Mas, com certeza, teremos benefícios e ações para os clientes, como acontece no Rock in Rio.” A expectativa do banco em relação à repercussão do evento é enorme. “Se pensarmos no Web Summit de Lisboa, imaginamos que o público carioca vai abraçar o evento, e que o sucesso será gigante.”